O Poder das Palavras

Ricardo Fujii faz da fotografia uma arte ainda mais sensível. No projeto “Ilumina”, as imagens são obtidas através da experiência plasmática: um incenso é colocado no centro de um grupo de pessoas sentadas em círculo; o grupo escolhe uma palavra que representa o sentimento; em concentração o grupo vivencia o sentimento; algum tempo depois a palavra é dita em voz alta; neste momento a fumaça é fotografada; na imagem obtida, aplica-se o efeito “espelho”.

O resultado é surpreendente:

Imagine os seus pensamentos materializados no ar.

Fujii consegue tornar-se numa espécie de fotógrafo de sentimentos e pensamentos.

O processo é bem mais simples do que podemos imaginar. As imagens captadas são obtidas através de uma experiência plasmática: é colocado um incenso no centro de um grupo de pessoas sentadas em círculo; o grupo escolhe uma palavra que representa o sentimento comum e, depois de se concentrar profundamente, vivencia-o.

Algum tempo depois, a palavra é dita em voz alta e, nesse momento, a fumaça que ali se gerou graças à presença do incenso é fotografada. Na imagem obtida, aplica-se o efeito de “espelho” – que replica verticalmente a imagem gerada e, por isso, a torna maior e simétrica.

O trabalho de Fujii é um diálogo com a arte do pesquisador e cientista japonês Masaru Emoto, que provou o poder da mente humana no projeto “A mensagem da água”. Emoto submeteu moléculas de água a diferentes sentimentos humanos, pensamentos e até músicas.

Através de equipamentos especiais para o efeito, Masaru Emoto fotografou depois os cristais de água e a verdade é que cada um apresentava formas diferentes (desde os mais cristalinas aos mais turvos), conforme os pensamentos associados.

As palavras materializadas na água de Masuru e na fumaça de Fujii são impressionantes e se comunicam conosco de uma maneira muito profunda.

Seguem algumas imagens:

O Processo de Captação das imagens

Um comentário sobre “O Poder das Palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s