As glândulas endócrinas

As glândulas endócrinas são responsáveis pela produção de hormônios, ou seja, substâncias químicas que regulam várias funções do corpo humano. Conheça um pouco das funções de cada uma e o seu Chakra correspondente:

Glândula Pineal – ou epífise neural, é uma glândula de tamanho pequeno localizada na parte central do cérebro humano. Tem como função secretar a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadiano), relógio biológico e o sono. O seu Chakra correspondente é o 7° Chackra – Coronário (do sânscrito: “Sahasrara – O lótus das mil pétalas)

Hipófise – conhecida como glândula pituitária localiza-se abaixo do hipotálamo, na base do crânio. É dividida em duas partes: Hipófise Anterior e Hipófise Posterior. Os hormônios da Hipófise desempenham um papel fundamental no controle das funções metabólicas por todo o corpo. Como por exemplo, a multiplicação das células, o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras. Controla ainda a excreção de água na urina e promove o desenvolvimento da glândula mamaria e a produção de leite. Além de tantas outra funções, o hipotálamo ainda controla o ciclo sono-vigília e o apetite. O Chakra correspondente é o 6° Chackra – Frontal (do sânscrito: “Anja” – Centro de comando).

Glândula Tireóide  sua principal função é a regulação do metabolismo corporal. Ela é localizada na parte anterior do pescoço. Tem função importante no crescimento e desenvolvimento influindo, inclusive, no ciclo menstrual e na fertilidade. O Chakra correspondente é o 5° Chakra – Laríngeo (do sânscrito: Vishudda – O purificador).

Timo –  palavra derivada do grego e significa “energia vital”. Localizado na parte superior do tórax é um grande centro responsável pelo sistema imunitário, em recém-nascidos e crianças é bem desenvolvido. O Chakra correspondente é o 4° Chakra – Cardíaco (do sânscrito: Anahata – Invicto)

Pâncreas – Glândula localizada do lado esquerdo do abdômen, entre a coluna vertebral e o estômago. O pâncreas desenvolve hormônios como: a insulina e o glucagon. O primeiro é incumbido de reduzir a concentração de açúcar no sangue. O Chakra correspondente é o 3° Chakra – Umbilical ou Plexo Solar (do sânscrito: Manipura – Cidade das jóias).

Gônadas – Age no sistema urinário e reprodutor: as gônadas são os testículos e os ovários, responsáveis  pelos hormonios masculinos e femininos envolvendo reprodução e ciclo da maturidade. O Chakra correspondente é o 2° Chackra – Sacro (do sânscrito: “Svadhisthana – Morada do prazer)

Glândulas suprarrenais –  situam-se acima dos rins e produzem a adrenalina, hormônio que prepara o corpo para a ação. Os efeitos da adrenalina no organismo são: Taquicardia: o coração dispara e impulsiona mais sangue para as pernas e braços, aumentando a capacidade de correr ou de se exaltar em situações tensas; Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue, liberando mais energia para as células; Contração dos vasos sanguíneos da pele, de modo que o organismo envia mais sangue para os músculos esqueléticos e, por isso, ficamos “pálidos de susto” e também “gelados de medo”. O Chakra correspondente é o 1° Chackra – Raíz ou Básico  (do sânscrito: Muladhara – Base de apoio).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s