O materialismo científico segundo B. Allan Wallace

Bruce Alan Wallace é um autor americano e especialista em Budismo Tibetano. Suas obras abordam diversos modos de investigação científica, filosófica e contemplativa orientais e ocidentais, focando frequentemente nas relações entre ciência e budismo.

Segundo o autor: “A visão do materialismo científico pode ser resumida nos seguintes termos:

O mundo físico é a única realidade que existe.

Ele é gerado totalmente por forças naturais impessoais; é desprovido de ordem ou valores morais intrínsecos; e funciona sem a intervenção de quaisquer forças espirituais imateriais, sejam elas benéficas ou não.

A vida e a consciência surgiram originalmente no universo totalmente por acaso, de configurações complexas de matéria e energia.

A vida em geral, e a vida humana em particular, não tem nenhum sentido, valor ou significado além do que ela própria se atribui.

No decorrer de uma vida individual, todos os desejos, esperanças, intenções, sentimentos etc. – em resumo, todas as experiências e ações – são determinadas unicamente pelo corpo e por forças impessoais do meio físico que atuam sobre ela.

O fim de uma vida individual resulta no desaparecimento da consciência e na completa aniquilação do indivíduo e, consequentemente, esse é também o destino de toda vida do universo: ela simplesmente desaparecerá sem deixar qualquer vestígio.

Em resumo, o homem é fundamentalmente isolado; ele vive na fronteira de um mundo hostil, que é tão indiferente a suas esperanças quanto a seu sofrimento ou a seus crimes.

Apenas pela aceitação dessa visão da existência humana e do universo em geral, os seres humanos podem viver de maneira autêntica”.

B. Alan Wallace


Venha estudar Filosofia Quântica com a gente e desvendar as leis do Universo de uma forma simples e descomplicada.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Realizamos diversos webinários sobre Física Quântica & Filosofia Sistêmica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s