O subconsciente é um quarto escuro

Pra quem está na busca do auto conhecimento, é imprescindível conhecer a relação entre o Consciente e o Subconsciente. Manter uma relação saudável entre os dois, pode significar muito nos resultados obtidos em qualquer área da nossa vida. 

De uma forma bem simples, é o seguinte: 

Enquanto o consciente é o raciocínio, a análise e o concreto capaz de criar imagens, estímulos e desejos…  O subconsciente apenas aceita, sem discussão, sem controvérsia.  

O subconsciente não tem a capacidade de pensar. Não sabe o que é real ou imaginação. Não sabe o que é verdade ou mentira. Não sabe nem mesmo o que é passado, ou que é futuro. Pro subconsciente, tudo é agora, no presente.  

O subconsciente é apenas emocional. 100% emocional. Ele age por emoção. Cada imagem gravada no subconsciente gera uma emoção. Ele não distingue nada, não discerne nada, ele simplesmente agrega uma emoção àquela imagem que o consciente permitiu, um dia, que chegasse até ele.  

Sim, o consciente é o vigia. É o nosso discernimento. Só o consciente pode aceitar ou rejeitar uma informação. Para uma informação chegar ao subconsciente, ela tem que passar pelo crivo do consciente, o analítico, o racional.   

Uma vez que uma informação chega ao subconsciente, lá ela fica, e não se altera. E será tomada como verdade, e essa “verdade” forjará as suas crenças, seus paradigmas. E por paradigmas entende-se um modelo de ideias e hábitos.

Paradigma é tudo aquilo que você crê. Por isso que se diz que seus paradigmas ditam sua vida, porque a vida é o que você crê. E o que você crê você externa, com atitudes, caráter e personalidade. 

Então é urgente, trazer luz ao subconsciente. E detectar quais são as crenças, quais são seus paradigmas que estão lá no fundo do seu subconsciente. 

Como o subconsciente é 100% emocional, nossas reações emocionais, muitas vezes são intempestivas, ou mesmo auto sabotadoras. Isso porque lá dentro do subconsciente podem haver crenças que por vezes impedem o nosso auto desenvolvimento. Podem haver crenças que jogam contra os nossos projetos de vida. E tudo isso emerge do fundo do nosso subconsciente, sem nos darmos conta. Esse processo não é um processo consciente. 

O subconsciente é um quarto escuro repleto de imagens e emoções.  Apenas imagens e emoções sem nenhum discernimento. E o trabalho no autoconhecimento é iluminar esse quarto escuro. Porque é justamente daí, que emergem os paradigmas, nossas crenças e hábitos que ditam nossas escolhas, nossas considerações.  

Sim, então você deve estar se perguntando; E como posso mudar um paradigma?  

Através da repetição de novas informações. É como colocar novas informações no subconsciente.  

Isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo a Reprogramação Mental, muito usada no “Mental Training” ou pela autossugestão, com o uso de cartões pendurados pela casa com afirmações positivas, ou entoando frases em voz alta. São inúmeras as técnicas… 

O mais importante é você vigiar os seus pensamentos. Nossa mente é um jardim e o pensamento é a semente. Comece a semear pensamentos de paz, de abundância, de boas ações, de sentimentos nobres…enfim. 

Crie uma disciplina para começar a colocar novas informações no seu subconsciente, informações mais altivas, mais elevadas, e você verá a mudança nos seus resultados em qualquer área da sua vida, afetiva ou profissional.

Isso porque você manifesta em sua vida o que você crê. E o que você crê forma os seus paradigmas. E graças aos paradigmas que nós conseguimos os resultados. Mude seus paradigmas e você mudará os seus resultados. 


Eu espero que este artigo o tenha ajudado de alguma forma. É claro que isso é apenas a ponta do Iceberg, muito há o que ser dito sobre este tema. E principalmente, muito trabalho a ser feito quando o assunto é autoconhecimento.  

Estou sempre à disposição para elucidar qualquer dúvida.  

Compartilhe esse artigo com quem você acha que gostaria de saber mais sobre este tema. Nos vemos em breve!  

Gratidão! 

Marcelo 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s