A origem da superstição da Sexta Feira 13

Pelo sim, pelo não, sexta-feira 13 é dia de cuidado redobrado. Dia de acordar com o pé direito, dia de ficar longe de gatos pretos, e por hipótese nenhuma, passar por debaixo de escadas. A sexta feira 13 é considerada por muitos um dia de azar.  

Alguns afirmam que a crença é baseada em uma lenda nórdica protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagrFreitag e Friday“sexta-feira” em escandinavo, alemão e inglês respectivamente.  

Com o advento do cristianismo, a deusa nórdica foi relegada a bruxa e segundo a lenda, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com o próprio satanás e outras 11 feiticeiras, totalizando 13 entidades com o único intuito de rogar pragas à humanidade.  

Outra teoria sobre a famosa supertição da sexta feira 13 e talvez a mais difundida entre os cristãos trata-se do relato bíblico da Ultima Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, bem na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira. 

Porém, alguns historiadores refutam essas e outras teorias afirmando que a crença pela qual sexta-feira é um dia de azar vem da resolução tomada por Felipe IV rei da França, ao proibir a existência da Ordem dos Templários numa sexta-feira do dia 13 de outubro de 1307. A medida levou a prisão e a tortura de milhões de cavaleiros por toda a Europa.   

Existem muitas outras teorias, e nem cabe aqui citar todas, mas uma é mesmo bem interessante. No Antigo Testamento judaico, Eva teria oferecido a maça a Adão numa sexta-feira e com isso os dois foram expulsos do paraíso. Ai, essas mulheres… 

Marcelo Candido Madeira

Faça uma assinatura gratuita da nossa Newsletter.

Qual é a vantagem em ser assinante?

Novos episódios na sua caixa de entrada. Um episódio por semana!

Tenha acesso a Audio Books gratuitos e exclusivos sobre diversos temas!

Participe! É Gratuito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s